Ler mais e melhor - Incentivar a leitura como um hábito.

As pessoas que têm o hábito de ler são mais instruídas e informadas em relação a diversos temas comparadas aos de pouca leitura. Os livros são valiosas ferramentas de evolução pessoal e com custo baixíssimo.

Leitura enriquece o vocabulário, traz conhecimento, dinamiza o raciocínio desenvolve a habilidade da interpretação. Por meio dos registros escritos aprendemos a respeito de outras culturas, histórias e hábitos; compreendemos a realidade sob outros pontos de vista diversos do nosso, imaginamos o sentido real das ideias, compartilhamos vivências, entendemos sonhos.

A leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações. O ideal é que o interesse seja variado e abarque diversos estilos desde textos informativos, até artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos etc.

Pesquisas do mundo todo demonstram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: tende a ter um processo de aprendizado mais eficaz, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. Esse é um hábito que se inicia com o exemplo.

Para incentivar os alunos a lerem, nos espaços culturais DeRose Method possuí bibliotecas para que os alunos sintam-se impelidos a ler, para que apresentem suas percepções acerca do conteúdo das obras lidas por indicação de instrutores. As conversas são sempre em tom informal e divertido e as impressões são expressas oralmente.

Segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL), cada brasileiro lê pouco mais de dois livros por ano, uma média baixa. Na Inglaterra, a média chega a cinco livros anuais. E não estamos lendo pouco por ser esse uma atividade complicada ou de custo elevado. Segundo dados do IBGE, 85% dos nossos municípios possuem bibliotecas públicas bem equipadas, que garantem acesso gratuito a diversos títulos literários e didáticos. O que falta é estímulo.

O segredo, então, é criar motivos para colocar a leitura na pauta do dia a dia. Ler pode ser o jeito mais divertido de encurtar o trajeto entre a casa e o trabalho, ou de enfrentar uma longa fila no banco – distração mais eficiente e útil que tolos joguinhos de celular. Outra tática infalível de tornar os livros presentes no cotidiano é deixá-los sempre próximos, facilitando o acesso a eles. Tanto faz se a biblioteca fica numa casa da vizinhança, no caminho para o serviço ou no próprio ambiente de trabalho – espalhe-os em todos os ambientes, deixe alguns no carro, na bolsa, na mochila...

Estudiosos afirmam que existem três objetivos distintos para compreender a importância do hábito de ler: ler por prazer, ler para estudar e ler para se informar. Na bibliografia recomendada do DeRose Method encontramos diversos temas, desde gastronomia a mitologia, artigos no blog assinados por diferentes autores, entre outras opções.

#altaperformance #boasmaneiras #felicidade #qualidadedevida