Egrégora – A força do Grupo

“A maior de todas as práticas é a convivência gregária. Ainda que nos tirassem o direito à nossa pratica diária, mas ainda tivéssemos uns aos outros, evoluiríamos assim mesmo, pelo exemplo em que nos espelhamos.”

DeRose

e·gré·go·ra*

(grego egrêgora)

substantivo feminino

O sentimento gregário é a força de coesão que atua em todos aqueles que praticam o DeRose Method. É essa potência que auxilia no desenvolvimento individual e coletivo, tornando todas as informações transmitidas nesse ambiente mais eficaz. Unidos pela busca ao aprimoramento pessoal, a empatia entre os praticantes e alunos é cultivada por meio de uma série de atividades e, também, na forma como as escolas estão estruturadas.

Os ambientes são pensados para incentivar a integração de todos. O conforto é essencial e está presente nos pequenos detalhes: na qualidade da mobília, na higiene das instalações, no clima descontraído de gestão. O calendário repleto de atividades que vão além da sala de práticas complementa essa “receita básica de construção de egrégora”.

Isso não significa que você possa construir essa energia, apenas tornar mais propício que ela se manifeste. Nas palavras de DeRose, “sentimento gregário é a energia que nos mobiliza para participar de todos os cursos, eventos, reuniões, viagens e festas do DeRose Method, pois isso nos dá prazer. Não é uma obrigação, mas sim uma satisfação”.

Estar junto é algo que motiva e alegra. Deve ser sentido como um privilégio, como oportunidades ímpares de se reunir com pessoas que compartilham muitos interesses e buscas. Caminhando rumo a novas descobertas filosóficas e a uma nova percepção de si e do seu corpo, o grupo reforça características positivas ao incentivar o aprimoramento ético, postural, alimentar, respiratório, muscular, cerebral e sensorial.

Participar de atividades complementares, cursos auxiliares, palestras e festivais, com satisfação e alegria, são identificações que fortalecem o grupo como um todo.

Atividades que incentivam o sentimento gregário:

Círculo de leitura. Vamos ler juntos. Compartilhar textos e livros, impressões e sensações. Ter, na diversidade de indivíduos, com repertórios diferenciados, a oportunidade de uma troca de informações acerca de obras literárias recomendadas. São livros que atuam como auxiliares no processo de aprimoramento pessoal, de questionamento do status quo. O contato com um ambiente letrado e culto facilita o sentimento gregário.

Atividades culturais. Lazer. Diversão. Reunir todos em ambientes fora da escola: uma ida ao teatro, cinema, exposição, uma saída para ouvir música, para dançar, para jogar bola, correr no parque ou mesmo um piquenique animado.

Método DeRose. A prática conjunta. Nada mais unificante que a prática conjunta, todos unidos nessa jornada pelo aprimoramento, com a força do grupo vibrando ali, com o espelho do próximo, com a sensação de possibilidade, com a energia gerada pelo grupo. Uma energia única, repleta de força e de calor. Unificadora e viva.

Gourmets. Nada como a cozinha para unir corações e estômagos. O prazer sensorial da culinária, a descoberta de uma alimentação rica e colorida. Novos preparos, aromas e sabores. É tão agregador uma mesa farta, saudável e nutritiva, testemunhando boas conversas e fortificando o sentimento de união. É tão importante que nesse trabalho a temática da alimentação teve um capítulo inteiro dedicado a ela.

#altaperformance #boasmaneiras #felicidade #qualidadedevida